terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quadro resumo: PODER DE POLÍCIA

Conceito:
É uma atividade da administração pública que, limitando ou cerceando direitos individuais, regula a pratica de um ato ou uma abstenção de fato, visando à satisfação do interesse público.

O poder de policia limita ou cerceia direitos individuais. Exemplificando, poder de pólicia é o poder que a administração pública tem de restringir liberdades individuais, o uso e o gozo da propriedade para garantir o interesse público. É a manifestação da supremacia do interesse público sob o interesse privado.
Natureza do poder de polícia
O poder de polícia pode ser:
a)  Preventivo
b)  Repressivo  
É discricionário ou vinculado?
Como regra geral o poder de polícia é discricionário (ex.: autorizações administrativas: porte de arma). Todavia, é a lei que vai disciplinar se vinculado ou discricionário (ex.: as licenças administrativas: alvarás de funcionamento de estabelecimento comerciais, licença para aquisição de arma).
Competência para praticar os atos de polícia administrativa
De acordo com a doutrina a competência para praticar os atos de polícia administrativa é do ente federativo que tiver atribuição constitucional para legislar sobre o tema.
Fases do poder de polícia
1) Ordem (ou norma de polícia ou legislação de polícia) = são comandos abstratos e coercitivos que visam normatizar, disciplinar e regulamentar atos e condutas que em tese são nocivos a sociedade. Ex: CTB quando limita velocidade. O CTB fala em aplicação subsidiária ao ato administrativo, ou seja, as regras de velocidade do CTB só serão aplicadas se não houver outra norma dispondo de forma contrária.
2) Consentimento = Traduz-se na anuência prévia da administração, quando exigida, para a prática de determinadas atividades privadas ou para determinado exercício de poderes concernentes à propriedade privada. Esse consentimento se materializa nas licenças e autorizações.
Essa fase nem sempre se fará presente. Com efeito, o uso e a fruição de bens e a prática de atividades privadas que não necessitem de obtenção prévia de licença ou autorização podem estar sujeitos a fiscalização de polícia e a sanções de polícia, pelo descumprimento direto de determinada ordem de polícia.
3) Fiscalização = São os atos materiais que decorrem da própria ordem. São atos de natureza executória.
Exemplo: fiscalização de transito, fiscalização da vigilância sanitária e etc.
4) Sanção = É a aplicação do preceito secundário da norma pelo descumprimento do preceito primário. Será oriundo do poder de policia quando o vinculo jurídico for genérico. Se ó vinculo for específico estaremos diante do poder disciplinar.
É possível delegar o poder de policia?

Administração direita e indireta = SIM
É possível a outorga do poder de polícia a entidades de Direito Público da Administração Indireta, como as agências reguladoras, as autarquias corporativas e o Banco Central.
Particular = Divergência
v Celso Antônio: é indelegável.
v Carvalhinho (MP/RJ): é delegável, a pessoa juridica de direito privado, desde que preenchidos determinados requisitos cumulativos. São eles:
(i)     Ter previsão legal;
(ii)    Ser pessoa que integre a administração pública indireta e
(iii)   Referir-se as fases de consentimento ou fiscalização. (não é possível delegação na fase de ordem e sanção)
v STJ: é delegável somente os atos de consentimento e fiscalização, ordem e sanção constituem atividades típicas da administração pública e não podem ser delegadas
Classificação do Doutrinador Carvalhinho para poder de policia
v Poder de policia originário: seria aquele exercido pelas pessoas políticas.
v Poder de policia derivado: seria aquele exercido pelas pessoas jurídicas que integram a administração indireta.
Atributos ou características do poder de polícia

a) Autoexecutoriedade = os atos de policia não necessitam de anuência previa do Judiciário para serem implementados. Mas a regra geral é que a implementação de tais medidas devem ser precedidas de contraditório e ampla defesa para aqueles que sofrerão a incidência de tais medidas (processo administrativo prévio). A unilateralidade com postergação do devido processo legal administrativo somente ocorre em 3 casos:
1.  Quando a lei autorizar;
2.  Nas situações de emergência/urgência;
3.  Quando houver risco de perecimento do direito para restabelecer de imediato a ordem pública, a saúde pública, a paz social. 
Para Celso Antonio:
Divide-se em:
(i). Exigibilidade – é a capacidade que goza o ato de policia administrativa de gerar para o particular uma obrigação de fazer, não fazer ou suportar. Significa dizer que o ato é fonte de obrigação.
(ii). Executoriedade – é a capacidade da administração pública fazer com que o particular cumpra a obrigação.
Dito isso, pergunta-se: A administração pública tem condições – por si só – de fazer o particular cumprir a obrigação? Sim, se o ato é exigível e executável, p.ex.: apreensão de mercadoria. Caso contrário, não há executoriedade, p.ex.: multa.
b) Imperatividade/Coercibilidade = é a possibilidade do uso de força se necessário para implementar a medida de polícia. Poder extroverso.
Imperatividade – Significa que a administração tem a possibilidade de impor ao particular a sua vontade, p.ex. desfazimento de passeata que estiver subvertendo a ordem pública, destruição de casa construída em área ambiental.
Coercibilidade – É a possibilidade do uso de força se necessário para implementar a medida de polícia. Só se faz presente quando o particular oferece resistência. Todavia, a coercibilidade está limitada ao principio da proporcionalidade
c)  Discricionariedade = (regra) – consiste na livre escolha pela administração sobre a conveniência e oportunidade do exercício do poder de polícia. TODAVIA, nem todos os atos são discricionário, p.ex. licença é ato vinculado.
Limites ao exercício do poder de polícia

a) Principio da legalidade estrita – o legislador só pode fazer o que a lei manda.
b) Principio da razoabilidade – quando a legalidade estrita, por si só, não resolve o caso, aplica-se o principio da razoabilidade
c)  Núcleo essencial ao direito individual – o estado pode limitar o direito do individuo, desde que não toque o núcleo essencial.


Sobre poder de polícia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O poder de polícia do Estado pode incidir em duas áreas de atuação estatal: administrativa e na judiciária.
b) O fundamento do poder de polícia é o princípio da predominância do interesse público sobre o particular.
c) A autoridade que se afastar da finalidade pública incidirá em desvio de poder.
d) São atributos do poder de polícia: discricionariedade, coercibilidade, auto-executoriedade e boa-fé (Gabarito). Comentários: boa-fé não é atributo do poder de polícia.
e) O exemplo mais comum do ato de polícia vinculado é o da licença.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A alternativa C me deixou em dúvida, pois ao invés de desvio de poder, deveria ser desvio de finalidade.
    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Jailza,

    Quando há desvio de poder, por conseguinte existe vícío no elemento: finalidade. Ou seja, questão legal.

    ResponderExcluir
  4. O poder de polícia não incide também no legislativo? (a)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, são tipos de poder de polícia:

      Administrativa – incide sobre bens, direitos atividades. Atuação esgota-se no âmbito da função administrativa, caráter fiscalizador

      Polícia Judiciária –atuam sobre as pessoas, prepara a atuação da função jurisdicional penal. São executadas por órgãos de segurança (civil, militar)

      Espero ter ajudado! ;)

      Excluir
    2. A pergunta da Valéria é excelente!!

      Realmente, cabe aos Poderes Legislativo e Executivo estabelecerem as limitações à liberdade e à propriedade, através de normas (Princípio da Legalidade).

      O exercício efetivo do poder de polícia, entretanto, é entregue ao Estado, por seu Poder Executivo, que o faz de maneira administrativa (antes que a imposição normativa seja violada) ou de maneira judiciária (após a violação). Ambas as atuações - preventiva ou repressiva - são exercidas via Polícia Civil ou Polícia Militar (veja: ambas atuações por ambas polícias). Porém, a atuação preventiva também é exercida por outros órgãos, como Ibama, Inmetro, Anvisa, etc.

      Portanto, não confundir áreas de atuação com Poderes do Estado.

      Mais em http://blogardireito.blogspot.com/2014/04/10-administracao-poderes.html

      Excluir
  5. Como o poder de polícia incide sobre a atuação estatal judiciária? No exercício de função atípica? (Primeira alternativa - A). Não consegui compreender por que este item está correto, vez que os conceitos polícia administrativa e polícia judiciária não possuem a mesma natureza.

    ResponderExcluir